ATELIÊ DE ARTES

FICHA TÉCNICA

Local: Tietê, Sp
Ano Projeto: 2025
Ano Obra: previsão 2025
Área Projeto: 108m²
Arquitetura: Carolina Moretti
Etapa: aguardando obra

1_1 - Photo

Um ateliê imerso a natureza. 

O espaço de estudar vem a nossa cabeça como um lugar de carteiras enfileiradas, lousa a frente, paredes brancas. Tudo para o foco do aluno. Mas às vezes, não é o espaço ideal para o aprendizado. 

No caso do Colégio Educativo, na cidade de Tietê (interior do estado de São Paulo) já havia um quiosque imerso a natureza como ateliê de artes, o pensamento do ensinar, principalmente no âmbito artístico já estava sendo pensado em como o espaço pode ajudar na tradução do conhecimento. 

A arquitetura é papel fundamental no ensinamento, e no caso de um espaço para ensinar e amplificar conhecimento artístico, nada mais inspirador do que a natureza viva, o espaço coletivo, o estar interno ou externo. 

Como proposta interna, uma mudança de layout, mantendo os alunos sentados no sentido circular, para poderem trocar mais com os colegas, ter um espaço de maior troca entre eles. Já no espaço externo, um banco que sai do guarda-corpo e desenha e delimita o deck de madeira, misturando texturas e materiais naturais junto a paisagem. 

A escada desenhada de uma forma mais orgânica, juntamente com o banco, podem servir de espaço para os alunos se acomodarem para ouvir a professora em alguns alinhamentos gerais ou explicações. Também peitoris externos de apoio com o uso de pastilhas amarelas, assim como o tanque, que escultoricamente, marca o espaço e pode servir como exemplo no âmbito de pensarmos nas formas de forma não tradicional, ajudando a abrir a mente e todo o projeto em conjunto e no espaço inserido, fluir a criatividade.  

1_6 - Photo